Dados do DataSUS revelam que o Piauí registra o menor tempo de espera por consultas médicas no Sistema Único de Saúde (SUS) no país: apenas 10 dias. O número contrasta com a média nacional, que é de 57 dias, e com a situação do Distrito Federal, que apresenta o pior resultado, com espera de 150,3 dias.

A redução no tempo de espera no estado tem sido associada a estratégias que facilitam o acesso da população ao atendimento médico, especialmente em municípios mais afastados. Com a expansão de serviços digitais e o fortalecimento da rede básica, pacientes conseguem passar por consultas e exames com mais agilidade, sem precisar se deslocar para outras cidades.

Além do Piauí, outros estados do Nordeste também aparecem entre os melhores do país no quesito tempo de espera: Bahia (12 dias), Alagoas (13) e Maranhão (17). Já as maiores esperas são registradas no Sul (73 dias), Sudeste (67) e Centro-Oeste (82).

O levantamento foi divulgado pelo projeto Brasil em Mapas, que analisa dados públicos em formato geográfico. Os números refletem o impacto direto das mudanças no sistema de atendimento sobre a vida da população, especialmente de quem depende exclusivamente do SUS.

Comments are disabled.