A Secretaria Municipal de Saúde de São João do Piauí reforçou o programa de controle da Doença de Chagas, focado na vigilância e prevenção do barbeiro — inseto transmissor do protozoário Trypanosoma cruzi. Sob coordenação de Layanna Lara, da Vigilância Ambiental, Agentes de Endemias vistoriam imóveis, sobretudo na zona rural, onde a doença é mais comum. Explica que a primeira região a ser visitada foi na localidade Eugênio.

Além da inspeção, os agentes promovem atividades educativas, orientando os moradores sobre como evitar a infestação, o que fazer caso encontrem o inseto, os sintomas da doença e a importância do diagnóstico precoce. As medidas para evitar o barbeiro nos imóveis são simples, como manter as casas limpas, evitar acúmulo de entulhos e vedar frestas em paredes e telhados.

Explica ainda que na casa onde é encontrado o barbeiro, é feita a pulverização, conforme protocolo do Ministério da Saúde, independente se o mosquito estiver ou não contaminado pelo Trypanosoma cruzi, e ressalta que São João do Piauí não teve nenhum caso de barbeiro positivo com o protozoário.

O município conta com um laboratório de referência para análise dos insetos, atendendo ainda os vizinhos Campo Alegre do Fidalgo, Nova Santa Rita, Capitão Gervásio Oliveira, Pedro Laurentino e João Costa. Essa estrutura local fortalece a resposta rápida e integrada ao controle da Doença de Chagas na região.

Comments are disabled.