O Piauí está prestes a enfrentar um período de calor intenso e condições climáticas atípicas nos próximos meses. De acordo com a climatologista Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a previsão indica temperaturas que podem atingir os 39°C antes mesmo do início oficial do B-R-O-Bró, tradicional período de calor intenso no estado.

“No Sudeste do estado, não há mais previsão de chuvas até junho. Desde fevereiro, já registramos temperaturas na casa dos 38°C e a umidade relativa do ar tem oscilado em torno dos 20%”, explicou Sara Cardoso. Segundo a especialista, a tendência é de um aumento gradual do calor e da secura do ar nos próximos meses.

Outro fator de destaque é a amplitude térmica acentuada, especialmente no extremo Sul do Piauí. Durante as primeiras horas da manhã, as temperaturas podem ficar abaixo dos 15°C, mas à tarde, os termômetros poderão se aproximar dos 39°C, ressaltou a climatologista.

No Centro-Norte do estado, abril será o último mês com volumes mais expressivos de chuva. A partir de maio, as precipitações devem se concentrar apenas na faixa litorânea. Com a proximidade do período mais seco e quente do ano, autoridades recomendam que a população redobre os cuidados com a hidratação e evite exposição prolongada ao sol nos horários mais críticos do dia.

Comments are disabled.