Uma moradora do assentamento Marrecas, em São João do Piauí, foi um dos destaques de um seminário sobre fruticultura realizado em Teresina na última semana. Convidada a apresentar sua experiência, Maria de Lourdes Pereira de Sousa, conhecida como Lurdinha, falou sobre os avanços no cultivo e manejo de frutas na agricultura familiar em sua comunidade.
A iniciativa, desenvolvida na área do assentamento, adotou uma abordagem colaborativa no planejamento e execução do projeto. Segundo Lurdinha, o modelo de trabalho foi diferente de outras propostas, pois as decisões e estratégias foram pensadas em conjunto com os agricultores.
O assentamento, que já produzia variedades como a uva Itália Melhorada e Benitaca Brasil, introduziu outras espécies através do projeto. Variedades como Isis, Vitória, Núbia e Melodia, todas cultivadas sem uso de inseticidas e com boa aceitação no mercado, agora fazem parte da produção local. Além da uva, as famílias também cultivam acerola, goiaba, maracujá e banana.
O projeto de transferência de tecnologia, que atende inicialmente três famílias do assentamento, tem como objetivo adaptar e transferir métodos de cultivo e manejo para a produção de frutas na agricultura familiar. O assentamento Marrecas, criado em 1994, conta com 312 famílias e tem a uva como um de seus produtos de maior visibilidade.

