No Piauí, cerca de 63.267 eleitores correm o risco de ter o título cancelado e, consequentemente, perder o direito de votar nas próximas eleições. Além disso, quem não regularizar a situação poderá enfrentar restrições em diversos serviços públicos, como emissão de passaporte, posse em concursos e matrícula em instituições de ensino superior.
A Justiça Eleitoral alerta que o prazo para resolver pendências termina na próxima segunda-feira, dia 19 de maio. Estão nessa situação os eleitores que não votaram, não justificaram a ausência e nem pagaram a multa referente às três últimas eleições.
Desde o início da campanha de regularização, em 7 de março, mais de 111 mil eleitores já procuraram os cartórios eleitorais em todo o estado para ajustar sua situação. Em todo o Brasil, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 5 milhões de pessoas estão em risco de ter o título cancelado caso não tomem providências dentro do prazo estabelecido.
A regularização pode ser feita presencialmente nos cartórios eleitorais ou por meio do site do TSE. É necessário apresentar um documento oficial com foto e o comprovante de residência.