A partir da próxima semana, os Correios vão iniciar o atendimento presencial para aposentados e pensionistas que enfrentam dificuldades para acessar o aplicativo do INSS e solicitar o ressarcimento de descontos indevidos na folha de pagamento. A iniciativa visa beneficiar milhões de segurados que têm problemas para usar os canais digitais do instituto.

O atendimento será possível graças a um sistema eletrônico desenvolvido pela Dataprev, que deverá ser entregue até o dia 27. A escolha pelos Correios para o atendimento se deve à capilaridade da empresa, que alcança regiões remotas e municípios pequenos, onde vivem muitos dos beneficiários afetados, especialmente os mais vulneráveis. A expectativa é que o serviço comece logo após a implantação do sistema.

Cerca de 9 milhões de beneficiários foram notificados e precisam informar ao Governo Federal se autorizaram ou não os descontos. A Polícia Federal investiga o caso, que envolve fraudes desde 2019 e já apontou desvios bilionários no INSS. Detalhes adicionais sobre a iniciativa devem ser divulgados em coletiva prevista para sexta-feira (23).

Até o momento, o INSS vinha utilizando apenas o telefone 135 e o aplicativo Meu INSS para informar sobre os descontos indevidos e para o pedido de reembolso. A nova medida busca ampliar o acesso, principalmente para quem tem dificuldade em usar a internet.

Até esta terça-feira (20), 1.748.674 aposentados e pensionistas já confirmaram que não autorizaram os descontos e solicitaram reembolso.

Comments are disabled.