Os conselheiros tutelares participaram de uma formação acerca do Sistema de Informações para Infância e Adolescência (SIPIA). É no SIPIA onde são registradas as informações de qualquer ação e evento que infrinja os direitos das crianças e adolescentes.
Na formação, os conselheiros conheceram as ferramentas de como inserir as notificações das violações colhidas no dia a dia dos seus trabalhos.
Com a alimentação do Sistema, é possível identificar quais as notificações mais comuns, os locais de ocorrência, faixa etária, por exemplo.
SIPIA
É um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Sipia tem uma saída de dados agregados em nível municipal, estadual e nacional e se constitui em uma base única nacional para formulação de políticas públicas no setor.
A base do Sipia-CT é o Conselho Tutelar, para o qual se dirigem de imediato as demandas sobre violação ou não atendimento aos direitos assegurados da criança e do adolescente.