Alunos do 7º e 8º ano do Centro Educacional Dois de Outubro, no Assentamento Lisboa, viveram uma experiência única de aprendizado fora da sala de aula: uma visita ao Quilombo Ancelmo, no território do Riacho dos Negros.

Durante a atividade, os estudantes ouviram relatos do mestre Zacarias, guardião da história local, do presidente da Associação Quilombola Joseano, da secretária Gesilaine e do professor convidado Valdir de Sousa, conhecido como Kina. A roda de conversa levou os jovens a refletirem sobre a luta, a resistência e o significado do bem viver a partir da vivência comunitária quilombola.

Segundo a professora Erica Ibiapino, a visita reforça o papel da Política Nacional de Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), que contribui para uma educação antirracista. “É a vez de dar voz ao povo negro e recontar a história que não encontramos nos livros, construindo um currículo conectado ao território local”, destacou.

A professora Zildene Paes também ressaltou a importância do momento, lembrando que ações como essa fortalecem a identidade e a autodeclaração dos estudantes. Essa foi a primeira escola do município a realizar uma visita ao Quilombo Ancelmo por meio do componente curricular Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER). A proposta busca valorizar a memória coletiva e promover a equidade racial.

Um dos alunos resumiu a experiência com emoção. Para ele, aprender naquele lugar é diferente, é sentir a história viva. Participaram da atividade a professora Ioneide e os docentes Chitara (ERER), Lucas (Educação Ambiental), Josineto (História) e Diego (Educação Física).

Também estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Educação, as professoras Erica Ibiapino — coordenadora dos Anos Finais, membro do Comitê de Equidade Racial e agente de Governança Local da PNEERQ — e Zildene Paes, da Coordenação de Avaliação e membro do Comitê de Equidade Racial.

Mais do que uma aula de campo, o encontro no Quilombo Ancelmo foi um mergulho na história e na cultura que ajudaram a construir o Brasil, reafirmando o compromisso da escola com uma educação inclusiva e conectada ao território.

Comments are disabled.