Uma extensa área rural na localidade Feitoria, em São João do Piauí, foi palco de um grande incêndio florestal na tarde de ontem, quarta-feira (9). As chamas, que se espalharam por cerca de 305 hectares, demandaram uma intensa atuação da Brigada de Incêndio. De acordo com o Painel do Fogo, foram identificados seis focos distintos de incêndio. A natureza e o ponto de origem do sinistro levantam fortes suspeitas de que o fogo tenha sido provocado intencionalmente.

Os esforços para conter o avanço das chamas se estenderam por mais de seis horas, das 16h até as 22h45. A operação de combate contou com a dedicação de sete profissionais da Brigada, que trabalharam incansavelmente, recebendo também o apoio de populares da região na luta contra o fogo.

Em face de ocorrências como esta, o secretário de Meio Ambiente, Vinicius Moura, enfatiza a intensificação das medidas preventivas. “Temos fortalecido as ações educativas e preventivas para conter incêndios florestais, sobretudo em áreas de maior vulnerabilidade. Paralelamente, ampliamos nosso corpo de brigadistas e a disponibilidade de equipamentos. Trabalhamos em conjunto com o Estado e outros municípios para coordenar recursos e esforços, visando inibir qualquer situação crítica de incêndio florestal em toda a região de São João do Piauí”, declarou o secretário.

Para casos de novos focos de incêndio, a orientação é que a população procure diretamente a Secretaria de Meio Ambiente ou entre em contato com os Bombeiros Civis, através do número (89) 99403-9063, para acionar a resposta emergencial.

Comments are disabled.