A Equatorial Piauí informou que o pedido de incorporação da rede elétrica necessária para o funcionamento da nova adutora de São João do Piauí foi reprovado por ausência de documentação completa. A solicitação foi feita após a construção da adutora pela Agespisa, que levará água da Barragem Jenipapo até a zona urbana do município. Segundo a empresa de energia, o processo seguirá os prazos regulatórios assim que o solicitante corrigir as pendências e for aberto novo protocolo.
A informação lança um novo capítulo na implantação do sistema de abastecimento considerado essencial para a melhoria da qualidade da água em São João do Piauí. A obra da adutora, conduzida pela Construtora Construnova sob contrato com a Agespisa, teve prazo de execução até 12 de junho, conforme o último termo aditivo firmado entre as partes. A estrutura conta com 16 quilômetros de tubulação, captação, estação elevatória e uma estação de tratamento compacta.
A Agespisa, ainda em fase final da execução da obra, chegou a afirmar que o novo sistema representaria uma “solução definitiva” para os recorrentes problemas de qualidade da água distribuída atualmente, marcada por alta concentração de ferro e manganês devido ao uso de poços.
No entanto, no dia 3 de junho, a Agespisa encerrou sua operação em São João do Piauí em decorrência do processo de privatização. Desde então, a empresa Águas Piauí assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município.
Com a pendência documental identificada pela Equatorial, o início efetivo da operação do novo sistema pode sofrer atrasos, impactando a expectativa da população por um fornecimento de água com mais qualidade e regularidade.

