O prefeito Ednei Amorim determinou que as Secretarias envolvidas diretamente nas questões relacionadas à seca elaborassem um plano de ação para minimizar os seus efeitos. Desenvolvimento Rural, Social e Cidadania, Meio Ambiente e Administração iniciaram os trabalhos, com a adoção de uma série de medidas de enfrentamento à seca.
O secretário de Administração, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Daniel Cavalcante, explica o panorama atual em São João do Piauí, com perda de safra, assim como ocorre no Estado.
“O Piauí vem sofrendo intensa seca por falta de chuvas e nosso município também está muito afetado com esta ausência de chuvas. Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Rural, os produtores rurais do município tiveram uma perda de toda a sua safra”.
Diante dessa crise, foram tomadas algumas ações, relata o secretário:
– pedido de cestas básicas ao Ministério de Desenvolvimento Social para atentar a população da zona rural
– pedido de carros pipas para ampliar o abastecimento de água para as comunidades que vem sofrendo na falta de água
“Reforçamos o compromisso da gestão e do prefeito Ednei Amorim em buscar medidas eficazes para minimizar os prejuízos para a nossa população”, afirma Daniel.
São João do Piauí está entre os 129 municípios piauienses com declaração de situação de emergência em decorrência da seca. O Decreto governamental 23699/2025, de 2 de abril, tem vigência de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período.
Sonora do secretário de Administração, Daniel Cavalcante: