Prefeitos e prefeitas de mais de 80 municípios piauienses participaram, na manhã desta terça-feira (8), de uma reunião na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM), em Teresina, para discutir medidas emergenciais diante da seca prolongada que atinge o estado. O encontro reuniu representantes de cidades que integram a lista dos 129 municípios reconhecidos em situação de emergência pelo Governo do Piauí, desde o último dia 2 de abril.

O objetivo central da reunião foi reforçar, em bloco, um apelo aos governos estadual e federal para que intensifiquem as ações de combate aos efeitos da estiagem, que já provocou perdas superiores a 80% das lavouras em algumas localidades. A Secretaria Estadual da Defesa Civil (Sedec) já anunciou a liberação de R$ 6 milhões para abastecimento de água com carros-pipa, mas os prefeitos alegam que as medidas precisam ser ampliadas com urgência.

Entre os participantes, esteve o prefeito de Fartura do Piauí, Orlando Costa (PT), que emocionou os colegas ao relatar o drama vivido em sua cidade. Ex-pipeiro, ele disse nunca ter visto uma situação tão crítica. “O povo procura por água e cesta básica. Os bichos estão morrendo de sede. Eu fui pipeiro por vários anos e nunca vi o pequeno agricultor pedir água de carro-pipa para dar aos animais”, disse.

O presidente da APPM, Admaelton Bezerra, também prefeito de São José do Piauí, destacou a gravidade da situação enfrentada especialmente pela população mais vulnerável. “Os cidadãos precisam de medidas imediatas e paliativas, como o envio de carros-pipa e a perfuração de poços artesianos. Muitos açudes estão completamente secos. A gente não tem tempo a perder”, afirmou.

A APPM informou que o encontro teve como foco articular a atuação dos entes públicos e garantir que as demandas dos municípios cheguem com mais força aos ministérios e secretarias responsáveis por ações emergenciais. A reunião também contou com representantes do Governo do Estado, da Defesa Civil, da Codevasf e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Comments are disabled.